Uma é desdobramento da Lava Jato e envolve parceiros do ex-governador Sérgio Cabral; outra mira em fraudes em fundos de servidores municipais.
Fraudes em fundos de pensão são alvo de duas operações que a Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (12) em sete estados e no Distrito Federal.
A Operação Rizoma é um desdobramento da Lava Jato e investiga parceiros do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral; já a Operação Encilhamento apura desvios em 28 fundos de servidores de prefeituras.
O empresário Arthur Machado é investigado nas duas frentes. Ele foi preso em São Paulo.
Fundos de pensão são uma opção de investimento para possibilitar uma aposentadoria complementar ao trabalhador. São oferecidos por empresas públicas e privadas aos empregados e também por associações. O Ministério Público investiga desvios desses fundos.
Operação Rizoma
A defesa de Gilmar Machado diz que ele está tranquilo "porque não possui qualquer envolvimento com atos ilícitos praticados por terceiros" e que tem a convicção de que é uma perseguição política.
Os advogados de Meire Poza informam que ela "não tem qualquer relação com os fatos investigados". "Essa situação ficará esclarecida no curso do inquérito policial, inclusive em seu depoimento já agendado para amanhã."
Matéria publicada no site G1, na data 12/04/2018.