No último dia 11/05/2016, mas uma vez a APROSEVU (Associação dos Profissionais da Segurança e Vigilância de Uberlândia) mais uma vez se fez presente e atuante!
Em manifestação em prol dos agentes de segurança patrimoniais da prefeitura de Uberlândia na Guarda Municipal a ser criada no município, um grupo de 80(oitenta) agentes, compareceram na Câmara Municipal, com faixas e palavras de ordem que cobram que o projeto que criará a GCM seja colocado em discussão e que contemplem os mais de 650(seiscentos e cinqüenta) profissionais da segurança que zelam e defendem o patrimônio da cidade!
O projeto encaminhado pelo prefeito em Outubro/2015 para a Câmara, não traz em seus artigos a valorização e aproveitamento dos 650 Agentes de Segurança já concursados e efetivos na PMU, o que fez com que nos últimos meses a APROSEVU reivindicasse através de estudos jurídicos realizados, o aproveitamento daqueles Agentes interessados, capacitados e qualificados a realizar o curso de formação de um Guarda Municipal, que tem duração de no mínimo 03(três) meses, para que após a conclusão com êxito do curso, os próprios profissionais já atuantes na área da segurança pública municipal, possam executar tarefas com maior e melhor qualidade na defesa do patrimônio, logradouros e prédios públicos; tarefas essas que já realizam porem sem uma estrutura e um apoio que condiz com que se necessita na área da defesa e segurança!
A APROSEVU entende que pelas atribuições de ambos os cargos, seja o de Agente de Segurança Patrimonial, seja o de Guarda Municipal, o aproveitamento dos Agentes, na função de Guarda Municipal, trará ao Município economia e valorização dos servidores. Além disso, observa-se o descarte de se ter a execução de um concurso público para criação de mais cargos que vêem onerar os cofres da cidade de Uberlândia- MG.
Outros municípios Brasil afora, agiram dessa forma, partindo do princípio das atribuições semelhantes dos cargos, do princípio da economia e do pro - servidor e por em seus quadros servidores já concursados e que poderiam ser melhores aproveitados ao serem qualificados como Agentes de uma Guarda Municipal.
Hoje temos mais de 300 Agentes Patrimoniais com interesse de pleitearem uma vaga no curso de formação de Guarda Municipal. E a garantia de serem nomeados na nova função se dará, após aprovação no curso preparatório, alem de aprovação nos diversos testes físicos, psicológicos e sociais que se submeterá o candidato a vaga, conforme dispõe a lei 13.022/2014 que trata das Guardas Municipais.
Os demais Agentes Patrimoniais que não se enquadrarem nos critérios e requisitos irão compor a carreira da Guarda Municipal, porem no cargo de Guarda Patrimonial e na função de Auxiliar da Guarda.
Diante desses argumentos a manifestação ocorreu para chamar a atenção da população sobre o assunto e para que a APROSEVU apresentasse aos vereadores uma Emenda a ser protocolada pelos membros do Legislativo ao projeto do Executivo, assim que ele vier a ser colocado em pauta no plenário.
A Presidência da Câmara na pessoa do vereador Alexandre Nogueira, fechou compromisso com a Associação, Agentes e Imprensa presente ao plenário que no inicio do mês de Junho/2016 colocará o projeto em discussão para que possam ser apresentadas Emendas e que se chegue a um rumo sobre o assunto.
A Aprosevu concedeu entrevista ao Jornal Correio de Uberlândia e a TV Band Triângulo (vídeo abaixo).