A Aprosevu traz a toda a cidade de Uberlândia exemplos de outras cidades que aproveitaram os seus vigias "na nossa cidade conhecidos como agentes de segurança patrimonial", dentro da Guarda Municipal.
A cidade de Aracaju viu a importância de se valorizar o servidor, que ate então já vem realizando esse trabalho a vários anos.
A Aprosevu luta pelo mesmo direito, que com a criação da GM em nossa cidade de Uberlândia, sejam aproveitados os agentes da nossa cidade, que já realizam o mesmo trabalho de defender e cuidar do patrimônio público municipal a mais de três décadas.
Com o aproveitamento desse servidor a cidade só tem a ganhar, primeiramente com economia, pois os agentes da Prefeitura Municipal de Uberlândia são concursados, e colocando os mesmos na guarda a prefeitura vai economizar não tendo que contratar mais uma pessoa para desempenhar esse papel.
Outro beneficio é que os agentes já tem experiência e muitos já possuem treinamento seja militar, através de cursos ou desempenhando o serviço de vigilância armada em empresas particulares na nossa cidade.
A Aprosevu defende a criação da Guarda Municipal de forma responsável, gerando economia para o município e valorização do servidor de carreira.
Veja abaixo a reportagem retirada do site da Prefeitura de Aracaju que explica como foi feita essa valorização do servidor:
Antigos servidores da Guarda Municipal integrarão quadro suplementar
Com criação do quadro suplementar da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) através do projeto de lei 03/2011, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) no último dia 14, a Prefeitura de Aracaju garante a cidadania e o cumprimento dos direitos trabalhistas de vigias, vigilantes e desviados de função que fazem parte da Guarda Municipal.
Em 1990, quando a GMA foi criada pelo então prefeito Wellington Paixão, funcionários que já faziam parte do quadro municipal passaram a integrar a pasta. Onze anos depois, a lei 2.984/2001 instituiu a realização de um concurso público, nomeando o quadro permanente de guardas municipais, e deixando os antigos servidores prejudicados, sem funções definidas.
Após solicitações do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Aracaju (Sepuma), a Prefeitura de Aracaju enviou à CMA o projeto de lei que cria o quadro suplementar para devolver a cerca de 350 servidores todos os seus direitos enquanto trabalhadores ligados à GMA. Aguardando apenas a sanção da lei pelo prefeito Edvaldo Nogueira, a categoria já comemora a vitória histórica. Segundo o presidente do Sepuma, Nivaldo Fernandes, o dia em que a lei for sancionada será de muita alegria.
"Graças à sensibilidade da administração municipal esses trabalhadores vão sair dessa situação desconfortável. Com essa medida, o prefeito devolve a eles uma cidadania plena, preservando direitos, como carga horária e horas extra. A sanção dessa lei será uma grande conquista e tenho certeza que todos esses trabalhadores e suas famílias terão gratidão eterna a Edvaldo", afirma Nivaldo.
Valorização
Com essa mudança, a GMA passa a ter dois quadros de servidores: o quadro permanente, composto pelos servidores concursados, e o quadro suplementar, composto pelos funcionários que atuam desde a fundação da corporação. No quadro suplementar, entretanto, não há vacância de cargos. Na medida em que os servidores forem deixando o cargo, este será extinto.
Para a secretária municipal de Governo, Tânia Soares, a medida representa a valorização do servidor enquanto trabalhador e também como cidadão aracajuano. De acordo com Tânia, a manutenção desses vigias, vigilantes e desviados de cargo na GMA só agrega ainda mais valor ao serviço.
"Depois de tantos anos de serviços e dedicação ao serviço público, a prefeitura não poderia jamais descartar esses funcionários, que sempre desempenharam tão bem o seu papel na instituição. Além de serem trabalhadores com famílias, também é preciso ressaltar a vasta experiência que esses profissionais adquiriram em tantos anos de trabalho, e a GMA precisa muito desses servidores", garante Tânia Soares.
Defesa Social
Outra novidade para a Guarda Municipal, atualmente ligada à Secretaria de Governo, é a vinculação à recém criada Secretaria Municipal de Defesa Social. Segundo Tânia Soares, a secretaria vai agrupar, além da Guarda Municipal, a Defesa Civil e Defesa do consumidor, o que será uma experiência positiva para a cidade.
"A nova secretaria é de fundamental importância, porque demonstra a visão de gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, que vem trabalhando sempre para que o serviço público seja prestado cada vez melhor. Essa visão social vai ser uma nova experiência para Aracaju", afirma a secretária.
Fonte :Prefeitura Municipal de Aracaju
Data: 18/04/2011 - 16h28