A cidade de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul, também foi uma das cidades exemplo que tomaram a atitude que aproveitar seus vigilantes na Guarda Municipal.
A Aprosevu luta pela criação da Guarda Municipal de Uberlândia, desde quando a associação foi fundada, queremos a valorização de quem já cumpre esse papel, os agentes de segurança patrimonial de nossa cidade.
Estaremos postando em nosso blog "Os Discretos" todas as cidades que demonstraram respeito ao servidor de carreira, valorizando os mesmos e garantindo mais segurança para suas cidades, esta vez iremos citar a cidade de Santa Maria, acompanhe a reportagem retirada do site da prefeitura:
Falta pouco para os futuros guardas municipais estarem nas ruas de Santa Maria. Isso porque o prefeito Cezar Schirmer, acompanhado pelo secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, e pelo secretário-adjunto de Estado de Segurança Pública, Juarez Pinheiro, deu o pontapé inicial no curso teórico de capacitação do atual corpo de vigilantes do município para atuarem na Guarda Municipal a partir de 2012. A aula inaugural aconteceu na manhã desta terça-feira (6), no auditório da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma).
O chefe do Executivo lembrou, na oportunidade, que a Guarda Municipal irá operar como um órgão de apoio à Polícia Civil e à Brigada Militar. “A guarda vem exatamente com o propósito de somar. O município sai daquela posição de omissão e transferência de responsabilidade, porque eu poderia dizer muito bem que problema de insegurança é problema do Estado ou do Governo Federal, mas, na verdade, se é um problema do cidadão de Santa Maria, a Prefeitura não pode se omitir. Vamos operar a guarda a todo vapor”, exaltou Schirmer.
Para o secretário-adjunto do Estado, Juarez Pinheiro, a Guarda Municipal tem um papel fundamental na sociedade atual. “Há, hoje, uma percepção da população do sentimento de insegurança. E, para que este sentimento deixe de existir, é preciso que haja uma sincronia entre a polícia militar, polícia civil e aquilo que o Governo Municipal possa aportar, seja em ações sociais, seja em ações preventivas. A guarda, na nova concepção, é um agente de cidadania. Santa Maria entrou no hall das cidades que entendem que segurança pública é uma questão fundamental para o cidadão”, frisou.
Schirmer lembra que Santa Maria é a primeira cidade do Rio Grande do Sul a treinar os futuros guardas municipais. Dos 158 vigilantes da Prefeitura, 89 estão aptos a compor a Guarda Municipal e passarão pela qualificação profissional. “Nós decidimos pelo aproveitamento daqueles vigilantes da Prefeitura que tenham condições de serem guardas municipais, sobretudo ostensivos. Estamos fazendo uma transformação, não só de nome, mas emocional, psicológica, de conduta, de enfrentamento de realidade e de postura destes profissionais”, exalta o prefeito Schirmer.
O secretário Giovani Manica, coordenador da Guarda Municipal em Santa Maria, salienta que, se tudo transcorrer conforme o programado, os guardas estarão nas ruas antes de março de 2012. “Estamos muito empolgados, porque se o ritmo seguir acelerado e não tivermos nenhuma surpresa, com tudo ocorrendo dentro do previsto, no início de abril nós teremos, em Santa Maria, a Guarda Municipal nas ruas da cidade”, comentou. Ele ainda frisou que, se houver necessidade, será aberto concurso público para suprir eventuais necessidades de novos guardas na cidade.
O curso, que iniciou nesta terça, terá duração de três meses, com aulas pela manhã e tarde, e será dividido em cinco módulos. Serão abordados temas principais como funções e atribuições dos guardas municipais; espaço público, guarda municipal e comunidade; violência, insegurança e segurança pública; comunicação, informação e segurança pública; e relação jurídica do trabalho. Além disso, serão dedicadas 16 horas para palestras e debates e outras 12 horas para avaliação final dos alunos. Ao total serão ministradas 476 horas de aula.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Maria
Data: 11/12/2011