Segundo sindicato que representa os professores, motivo é protesto contra reajuste salarial considerado insuficiente pela categoria. G1 procurou a Prefeitura.
Ao menos 20 escolas municipais da rede de ensino pública de Uberlândia pararam as atividades total ou parcialmente nesta segunda-feira (3).
Segundo o presidente do Sindicado dos Professores Municipais de Uberlândia (Sindi-PMU), Edeílson Pereira da Silva, o motivo central da paralisação é o índice de reajuste oferecido aos servidores públicos municipais que, segundo ele, foi abaixo da inflação e é considerado insuficiente pela categoria.
Em nota, a Prefeitura informou que, das 67 escolas de ensino infantil municipal na cidade, três paralisaram totalmente e 14 parcialmente. Já no ensino fundamental, das 54 escolas, cinco paralisaram totalmente e nove parcialmente.
A Administração disse, ainda, que "em respeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei federal 9.394/96) as aulas não ministradas serão repostas para que seja cumprida a oferta de 200 dias letivos aos estudantes".
No dia 15 de maio, quase 50 escolas municipais da cidade aderiram à paralisação nacional contra o bloqueio de recursos para a educação anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) em abril.
O Sindi-PMU divulgou a lista as escolas que aderiram à paralisação até a publicação desta reportagem.
Confira:
Matéria publicada no site G1, na data 03/06/2019.