Bem vindo A APROSEVU

Enade 2018 revela que universidades públicas têm mais cursos com notas máximas do que as privadas em Uberlândia e Uberaba

Três cursos da UFU e um da UFTM tiveram nota máxima. Veja desempenho das principais instituições públicas e privadas das duas maiores cidades do Triângulo Mineiro.

 

A edição de 2018 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que foi divulgada no início do mês, revelou que as universidades federais estão na frente das privadas nas avaliações de notas máximas dos cursos. No Triângulo Mineiro, as duas principais cidades, Uberlândia e Uberaba, seguiram a tendência do balanço nacional(Veja abaixo).

O levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que avalia cursos específicos a cada pesquisa.

Uberlândia

UFU

Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os cursos de Psicologia, Administração e Direito obtiveram conceito máximo (nota 5). No exame, 12 cursos da UFU foram avaliados e oito receberam notas 4 ou 5, considerado “nível de excelência” pelos educadores.

Os cursos de Jornalismo, Ciências Econômicas e Relações Internacionais obtiveram conceito 4 na avaliação do Enade.

Já Ciências Contábeis (Uberlândia), Design e Serviço Social, receberam nota 3. Administração Pública foi o único com conceito 2. No Campus de Ituiutaba, Ciências Contábeis e Administração tiveram nota 4.

Foram inscritos no Enade 2018, 1.277 estudantes dos cursos de graduação da UFU. Destes, 1.119 realizaram as provas, ou seja, o índice de presença foi de 91,2%.

O curso de Administração é o mais sólido entre os cursos da UFU avaliados em 2018 no Enade. Desde o primeiro exame, em 2006, obtém sistematicamente o conceito máximo (nota 5).

Já o curso de Direito obteve conceito 4 nas últimas três avaliações e após 12 anos volta a obter nota máxima na avaliação.

 

IFTM

No campus Uberlândia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), o curso participante do exame foi Tecnologia em Logística e recebeu nota 4.

 

Universidades privadas em Uberlândia

A Una foi a única instituição de ensino superior privado de Uberlândia com um curso de conceito máximo no Enade 2018, com o curso de Tecnologia em Gestão Financeira.

Já o Centro Universitário do Triângulo (Unitri) recebeu nota 2 para o curso de Administração e Ciências Contábeis e 3 para o curso de Direito.

 

Esamc

A Esamc teve seis cursos avaliados com bom desempenho entre as privadas, com conceitos que variaram entre 3 e 4. O curso de Publicidade e Propaganda, por exemplo, atingiu a nota 4. As informações dos demais cursos não foram divulgadas.

 

Uberaba

Em Uberaba, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) recebeu nota máxima em um curso, o de Serviço Social, e nota 4 no curso de Psicologia. Estes foram os dois cursos que participaram.

O curso de Serviço Social da UFTM ficou com a 21ª posição no país. Em Minas Gerais, ficou com o segundo lugar entre as 27 instituições públicas e privadas do estado.

Já a Psicologia da UFTM ficou com a 37ª posição no país, entre as 528 instituições públicas e privadas que participaram do Enade e ofertam o curso. Em Minas, está na 5ª posição, entre 60 instituições públicas e privadas.

 

Universidades privadas de Uberaba

Na Universidade de Uberaba (Uniube), os cursos avaliados, Direito e Administração, receberam respectivamente notas 2 e 3.

 

Brasil

Na edição de 2018 do Enad, só 3,3% dos cursos de faculdades privadas conseguiram atingir o conceito máximo. De 7.276 cursos de instituições particulares, só 240 ficaram com o conceito 5. Já entre as instituições públicas, essa taxa sobe para 20,3%.

O cálculo considera as instituições particulares com ou sem fins lucrativos, que somam 7.259 cursos, e inclui 17 cursos de instituições especiais (que são estaduais ou municipais, mas não são gratuitas, e contaram com 807 estudantes no exame).

Já o grupo de instituições públicas inclui 1.244 cursos de universidades e institutos gratuitos das redes federal, estaduais e municipais.

 

Entenda o Enade 2018

  • O Enade é o exame aplicado pelo governo federal aos estudantes "concluintes", ou seja, que estão no último ano da graduação. Cada curso é avaliado a cada três anos;
  • No Enade 2018, fizeram as provas mais de 460 mil estudantes de 8.821 cursos de 1.791 instituições – fazer a prova e preencher o questionário socioeconômico é condição para os estudantes se formarem;
  • O exame tem 40 questões no total, sendo que 25% são sobre a formação geral e 75% sobre o componente específico de cada formação. A nota final do participante varia de 0 a 100;
  • Os cursos avaliados foram os de bacharelado das áreas de ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins, e os de tecnologia de gestão e negócio, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design;
  • Do total de 463.242 participantes do Enade 2018, 127.385 eram estudantes de direito e 99.616 estudavam administração;
  • O Conceito Enade é um dos indicadores de qualidade da educação superior, e é calculado para cada curso a partir da média ponderada da nota de cada concluinte, considerando peso maior para a prova de conhecimento específico.

 

Matéria publicada no site G1, na data 15/10/2019.