Bem vindo A APROSEVU

Uberlândia é a quarta cidade de Minas Gerais que mais utiliza o Disque Denúncia 181

Uberlândia é a quarta cidade que mais utiliza o serviço de Disque Denúncia 181 em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Em Uberaba, os dados mostram que cresceu o número de denúncias feitas pelo telefone. Os números foram destacados no dia em que o sistema completa 12 anos de funcionamento

As ligações podem ser feitas de forma anônima, gratuitamente, pelo número 181. As denúncias são recebidas e podem ajudar a polícia concluir as investigações de crimes ocorridos na cidade.

Uberlândia

Em 12 anos de serviço, Uberlândia registrou 36,7 mil denúncias de diversos crimes. Apesar de uma pequena queda ao longo dos últimos anos, a cidade segue como uma das que mais utilizam o serviço desde 2008. O município só registra menos denúncias que Belo Horizonte (218.597); Juiz de Fora (51.696) e Contagem (49.957).

Dados

Em 2017, foram registradas 3.986 ligações na cidade. Já em 2018 o número caiu e foram feitos 3.602 registros. Os dados apontam ainda, que de janeiro a setembro de 2019, o Disque Denúncia registrou 2.232 ligações.

Uberaba

Ao contrário do que ocorre em Uberlândia, a Sejusp informou que Uberaba não está entre as cidades que mais utilizam o serviço de Disque Denúncia no estado, tendo registrado pouco mais de mil ligações em 2018.

No entanto, a cidade recebe destaque da secretaria com o aumento da conscientização da população: em 2008 foram registradas 31 ligações, já em 2018, o número de registros subiu para 1.042.

G1 buscou dados de outros anos no município junto à Sejusp, que informou que precisava de mais tempo para fazer o levantamento dos dados.

Novidade

A população pode utilizar o serviço para informar diversos tipos de crimes, dentre eles: tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, roubos de carros, fiscalização de edificações comerciais entre outros. É também possível dar informações sobre foragidos da Justiça.

A novidade é que, a partir desta terça-feira (12), o 181 também passou a receber informações sobre casos de corrupção no serviço público.

“A Polícia Civil, juntamente com as demais forças, dará um enfoque muito forte neste combate. Precisamos da efetiva participação do cidadão. Em uma denúncia de licitação fraudulenta, por exemplo, veremos as investigações avançarem”, informou o delegado-geral Luiz Flávio Cortat.

Como funciona o 181

A população pode denunciar por meio de ligação gratuita e anônima para o número 181. Todas as denúncias são encaminhadas para analistas da Polícia Militar (PM), Polícia Civil ou Corpo de Bombeiros, que repassam para as unidades operacionais atuarem na investigação.

As denúncias são respondidas para a população em até 90 dias, dependendo da complexidade da situação. Em casos de flagrante ou urgência, a população deve entrar em contato direto com PM (190), Polícia Civil (197) e Corpo de Bombeiros (193).

Natureza criminal

O tráfico de drogas lidera o ranking da maior natureza criminal denunciada pela população. De 2008 até setembro deste ano, foram realizadas 533.259 chamadas telefônicas.

Segundo a chefe da Sala de Imprensa da Polícia Militar (PM), capitão Layla Brunella, o índice de resolução das denúncias que chegaram ao 181 no ano de 2019 foi de 97%.

"Além do tráfico de drogas, temos as denúncias de indivíduos foragidos e de meio ambiente, por exemplo. O número de apreensões de animais silvestres é muito grande. Foram quase 54 mil apreensões em decorrência de denúncias do 181", informou.

Os outros crimes mais denunciados pela população mineira foram os relativos aos jogos de azar, ambientais, homicídios, maus tratos a animais, informações sobre foragidos da Justiça, comércio ilegal de produtos e desmanche.

 

Matéria publicada pelo site G1, na data 12/11/2019.