Durante a tarde da última sexta-feira (7), em reunião entre os vereadores que integram a base aliada do governo, foi aprovado um abaixo-assinado pedindo a realização de eleição para recomposição da mesa diretora da Câmara Municipal. A mesma decisão também havia sido tomada pelos vereadores da oposição e os independentes, no dia 3 de fevereiro.
O assunto já havia sido levantado durante a sessão de quinta-feira. Com nova eleição, o atual presidente Wilson Pinheiro deixaria de comandar os trabalhos e passaria a ocupar o cargo original de segundo vice-presidente, para o qual foi eleito. Wilson é o único integrante da mesa diretora que não está afastado do mandato, uma vez que os demais integrantes ainda não conseguiram reverter a situação na Justiça após serem presos e denunciados nas operações Má Impressão e Guardião.
Assinaram os abaixo-assinados 22 vereadores, entre titulares e suplentes. Neste caso, com nova eleição, a Câmara passaria a ter um novo presidente. No documento protocolado na Casa no início da semana e remetido ao então presidente, os parlamentares justificam que, com base no Regimento Interno da Câmara Municipal de Uberlândia, a substituição automática dos membros da mesa ocorre apenas de forma temporária.
Os vereadores também pontuam que houve a abertura das vagas de presidente, primeiro vice-presidente, terceiro vice-presidente, além de primeiro e segundo secretários da mesa antes do prazo estimado no regimento para que seja convocada nova eleição para composição dos cargos.
Matéria realizada pelo site Diário de Uberlândia na data 09/02/2020.