Bem vindo A APROSEVU

Sorria você não está sendo filmado!

Pode até parecer engraçado, mas não é; essa é a realidade do vídeo monitoramento da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Neste vídeo monitoramento são instaladas câmeras nos prédios da PMU e a ideia, pelo menos era a ideia de auxiliar o trabalho do até então Agente de Segurança Patrimonial que já faz a segurança desses prédios a vários anos, e também proporcionar a esse profissional mais segurança e apoio em uma hora de emergência. Mas não é isso que acontece, a Aprosevu tem acompanhado desde de o inicio das instalações do vídeo monitoramento o aumento significativo dos número de furtos e depredações nesses prédios onde este equipamento deveria fazer o contrario, trazendo mais proteção; o realidade com a entrada desses sistema de segurança a PMU retirou vários agentes dos seus postos, dando lugar as câmeras como consta em contrato, nos prédios onde tem o sistema não pode haver a presença do profissional de segurança patrimonial; só que a ideia não deu muito certo, pois com o tempo várias escolas passaram a ser saqueadas e depredadas e esse assunto virou matéria de vários jornais da cidade.

Após muita pressão realizada pela Aprosevu os agentes voltaram a ser colocados nos prédios junto agora com as câmeras; agora sim o problema estava resolvido, só que não estava; a escala de vários agentes foram modificadas deixando um buraco ou melhor deixando vários dias do mês, os mesmos prédios novamente sem os agentes, com o intuito de economizar, e novamente os marginais percebendo que não haviam agentes nos prédios em determinados dias voltaram a saquear novamente. Como se não bastasse várias vezes que os agentes em situação de risco precisaram do apoio da empresa prestadora do serviço a empresa New Line que se diga de passagem é uma empresa da cidade de Goiânia , não conseguiram êxito, ficando novamente abandonados.

Essa mesma empresa como se não bastasse ser terceirizada acabou contratando uma empresa aqui da cidade de Uberlândia para fazer o serviço que a mesma não faz, não acredito que isso seja legal  já que quem deveria fazer o serviço seria a mesma já que recebe para isso. Esta empresa diz ter uma sala de vídeo monitoramento em Uberlândia, porém ninguém sabe informar onde fica, pois se existe a mesma todos nos temos o direito de conhecer e claro saber o porque a mesma não funciona ou pelos menos finge funcionar. Os problemas não acabam por ai tivemos vários casos de arrombamentos nos últimos meses relacionados a falta de eficiência desses equipamentos, onde antes quando esses mesmo serviço era feito por agentes de segurança patrimonial tinha muito mais efeito, ou seja o número de BOs (Boletins de Ocorrência) feitos sobre furtos nos prédios de Uberlândia eram raros.

Não é difícil entender esse aumento, alem do fato da empresa ficar em outro estado bem longe da nossa cidade, muitas da câmeras instaladas apenas não funcionam, não gravam, servem apenas de decoração nos prédios públicos. Muito meliantes não tem medo nem das câmeras que filmam imagina das que não filmam.

Só este mês dois prédios foram invadidos, uma escola no bairro Morumbi, Escola Municipal Eugênio Pimentel Arantes, onde por incrível que parece o alarme da cozinha invadida que também é de responsabilidade da empresa terceirizada não funcionou e o outro caso foi na FEBUB (Fundação de Apoio ao Pequeno Produtor), o BO esta nas imagens abaixo. Mas uma vez mostrando o quanto é ineficiente o vídeo monitoramento.

A Aprosevu defende o uso do dinheiro público com responsabilidade, de forma efetiva que trará benefícios para a cidade; não vamos aceitar mais esse produto ineficiente ocupando o lugar de um agente de segurança patrimonial; quer fazer um trabalho de segurança efetivo Sr. Prefeito, despacha essas câmeras lá pra Goiânia e chama as pessoas que passaram no concurso de 2012 e que esperam por suas vagas, não precisamos desses equipamentos precisamos de material humano, que sem dúvidas já se mostrou muito mais eficiente!